
Rede colaborativa de monitoramento de sementes de futuro de defesa
DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO

A Prospectiva para Segurança e Defesa é um projeto de pesquisa e desenvolvimento implementado sob o Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA), gerenciado pela Fundação de Fomento Brasileira CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em parceria com o Ministério da Defesa do Brasil. Ele encontra-se registrado na CAPES sob o número 88881-387695 e seu período de execução e entrega vai do ano de 2019 até o de 2024.
O projeto tem cooperação geral da Escola de Guerra Naval, que conta com a colaboração de um coordenador pontual para cada instituição parceira no projeto.
O objetivo do projeto é desenvolver uma rede colaborativa de monitoramento de sementes de futuro com impacto no setor de Defesa Nacional que tenha aplicabilidade no processo de monitoramento dos Cenários Prospectivos desenvolvido sob o Sistema de Planejamento Estratégico de Defesa do Estado Brasileiro, assim como em outros contextos dentro e fora da Administração Pública. Trata-se de um produto de uso duplo. Sua metodologia de monitoramento vem sendo desenvolvida com base em plataforma computacional, análise multicritério, participação social pública e privada, civil e militar, e abrangência nacional.
ENTREGAS EM DESTAQUE
Protótipo I
O primeiro esboço da Rede de Monitoramento de Sementes de Defesa foi desenvolvido e realizado sob a liderança do LSC-EGN em 2021. As principais atividades realizadas para rodar o protótipo foram: Seleção de 60 pesquisadores para compor a Rede (para funções de seletores e integradores ); Curso de capacitação para os pesquisadores (Letramento e pesquisa de Futuros); Ciclo de pesquisa (levantamento, refino e catalogação de sentimentos de futuro com impacto em Defesa).
Acesse aqui os nomes e Lattes dos pesquisadores do nosso protótipo:
Acesse aqui nosso relatório final com as Sementes de Futuros Elevados:
Visitas de benchmarking
Comitiva formada por membros do projeto e colaboradores externos realizou visitas a instituições internacionais de renome no Reino Unido, França e Finlândia como parte da atividade de pesquisa de benchmarking. O objetivo foi levantar práticas relacionadas ao Estudo de Futuros que dialogam com o objetivo do projeto, o desenvolvimento da Rede de Monitoramento de Sementes de Defesa brasileira
A comitiva foi formada pelos seguintes profissionais:
Cláudio Rodrigues Correa - LSC-EGN (líder da comitiva)
Elaine Coutinho Marcial - NEP-UCB/LSC-EGN (líder da comitiva)
Ana Cruz de Araújo Pereira da Silva - Faculdade Brasileira de Inteligência (ABIN)
Armando Dal Colletto - Instituto Prospectiva, Inspro
Clarice Miyaco Okano Kobayashi - Instituto Prospectiva, Inspro
Jéssica Leite dos Santos - LSC-EGN/King’s College Londres
João Tribouillet Marcial de Menezes - Beep Soluções Tecnológicas
Leonardo Braga Martins - ET-PROSUB MB/UFF
As organizações visitadas foram as seguintes:
Reino Unido
França
Finlândia